O grupo CULTURA ESPÍRITA LIVRE-PENSAR (Curitiba – PR) iniciou o ciclo de estudos de 2022 sobre temas atuais, buscando reflexões sobre a teoria e a prática espíritas em face do pensamento contemporâneo. Participaram deste ciclo estudiosos espíritas e não espíritas.
As reuniões virtuais serão sempre num sábado do mês, às 17 horas.
Em todas as reuniões haverá espaço para debate com o público.
Estudo 8: 19 de novembro
Ação Social Espírita
Estudo 7: 22 de outubro
A Mulher no Movimento Espírita – Visão Histórica
Estudo 6: 27 de agosto
Mundo de Regeneração: Espiritismo, Mundo Futuro e Política
O estudo trata dos modos como se desenvolveram narrativas proféticas na história do espiritismo no Brasil, tendo em vista sobretudo os seus possíveis significados políticos. Assim, são analisadas obras que tratam da ideia de transição planetária para um mundo futuro, observando como ideias de progresso, de providência divina, de seleção de espíritos e de embate entre o bem e o mal relacionam-se com a dimensão política da religião espírita em distintos contextos históricos, de finais do século XIX aos nossos dias.
Estudo 5: 23 de julho
DISCUTINDO A REENCARNAÇÃO
Estudo 4: 11 de junho
HOMOSSEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADES SOB A ÓTICA DO ESPÍRITO IMORTAL
Estudo 3: 21 de maio
ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
A pedido do expositor, esta live não foi gravada.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
...
Estudo 2:
09 de abrilLIMITES CULTURAIS DA “TERCEIRA REVELAÇÃO”
O Espiritismo é a Terceira Revelação? Como Kardec formulou esta tese? Faz sentido, hoje, defendê-la? Assumir a concepção de que o Espiritismo é o Consolador Prometido auxilia ou dificulta o diálogo com a sociedade? O professor goiano, Elias Moraes, autor do livro Contextualizando Kardec – Do Século XIX ao XXI tratará destas e de outras questões na live do dia 09 de abril (sábado), 17 horas. Venha e traga suas dúvidas e contribuições. Elias Inácio de Moraes é membro da AEPHUS – Associação de Estudos e Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e integra o Conselho Administrativo da Federação Espírita do Estado de Goiás.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
Estudo 1: 19 de março
CRIMINALIDADE: EDUCAR OU PUNIR?
O tema desta live será desenvolvido por quem vivenciou a questão do encarceramento durante sua carreira na magistratura. Em tempos sombrios nos quais se defende a “tese” de que “bandido bom é bandido morto” o olhar que alia teoria e prática merece atenção. Jacira Jacinto da Silva, presidente da CEPA – Associação Espírita Internacional e fundadora do Movimento Mundial de Mulheres Espíritas Pelos Direitos Humanos tem muito a dizer sobre assunto tão relegado numa sociedade excludente e violenta como a brasileira. Ela é autora de livro com o mesmo título da live para a qual te aguardamos no dia 19 de março (sábado), às 17 horas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.